Mau hálito – conheça as causas
Falam que a primeira impressão é a que permanece. Você iria gostar de ser fixado na memória de alguém por suas particularidades e não em razão de sua limitada saúde bucal.
Segundo especialistas, o hálito ruim é um ponto que todo mundo enfrenta e não tem nada de constrangedor nisso. Você pode não estar consciente disto, pois você não é capaz de detectar seu próprio fedor e a grande parcela das pessoas não gosta disto. Você não pode, pelo menos, perceber que está com mau hálito, dado que está tão acostumado com isso.
Você é capaz de não conhecer, mas também há um experimento para notar se você encontra-se com péssimo hálito. Basta lambear a mão e, depois de 10 segundos, o cheirar. Se o odor é péssimo, você é vítima de Halitose ou péssimo hálito. Então, em primeiro lugar, você tem necessidade de perceber o que está fazendo com que você manifeste o problema. Estudiosos afirmam que uma higiene bucal péssima e cáries são algumas das causas.
Já problemas de saúde como subnutrição, diabetes, boca seca, sinusite e problemas gastrointestinais também provocam a Halitose. Os estudiosos explicam que os motivos mais frequentes de hálito ruim:
1. Péssima limpeza bucal:
Esta é a causa mais comum, porém precisamente menosprezada, do mau hálito. Não escovar os dentes ou não utilizar fio dental frequentemente, especialmente à noite, é capaz de produzir placa nos dentes irritando as gengivas e, logo, desenvolvendo bolsas entre os dentes e gengivas. Algumas bactérias ocasionadoras de fedor são achadas na língua que soltam gases de enxofre causadores de cheiro forte.
2. O que você come:
Refeições com forte cheiro ou sabor podem gerar o conhecido bafo. Sendo assim, ingerir alho, cebolas e determinadas especiarias frequentemente são capazes de desenvolver o respirar com cheiro forte. Cafeína e bebida alcoólica com o seu aroma forte contribuem igualmente. O odor permanece em sua boca e no momento em que a comida se move através do sistema, ele libera substâncias químicas que expiramos através dos pulmões. O fio dental e o enxaguante bucal escondem temporariamente o cheiro ruim.
3. Fumar:
Caso você fume ou mastigue tabaco, os produtos químicos tendem a permanecer na boca. Além de ocasionar esse cheiro desagradável, ele mancha os dentes e diminui a capacidade de reconhecer o sabor das refeições.
4. Boca seca:
Caso você consuma bastante cafeína ou respira pela boca, é significativo reexaminar seus hábitos. Por causa disso, sua boca não está produzindo saliva o bastante para remover as células mortas que se acumulam na língua e gengivas. Essas células mortas se decompõem e fazem com que a boca fique com cheiro desagradável. O ronco inclusive pode agravar a boca seca que é um motivo do temido bafo da manhã.
5. Refluxo ácido:
É o fluxo atrasado de alimentos não digeridos ou ácidos estomacais em seu esôfago. Esses ácidos fluem de volta à garganta ocasionando um gosto amargo na boca. Isso aparece sob o formato de arrotos e, consequentemente, fede.
6. Dietas de choque:
Seguindo uma dieta baixa em carboidratos ou o jejum, o corpo quebra a gordura que produz produtos químicos denominados cetonas que podem ser soltados pelas vias aéreas.
7. Doença crônica:
Certas vezes, o mau hálito é resultado de problemas como diabetes, doença renal ou hepática e infecção do trato respiratório como pneumonia ou bronquite.