5 curiosidades sobre a NR10

5 curiosidades sobre a NR10

Conheça aqui algumas curiosidades que são tratadas em cursos nr10.

1) A NR10 foi publicada em 1978 e, a última em 2016. Na edição de 2004 ficou definido que todas as instalações elétricas deveriam atender às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), do contrário, as empresas responsáveis seriam penalizadas com multas entre mil e doze mil reais.

2) Um dos itens citados no curso de NR10 é o “direito de recusa”. E tem o objetivo de proteger legalmente o trabalhador que se recusar a executar atividades que não ofereçam segurança.

3) A  Norma NR10 obriga que as  empresas possuam conceitos de segurança, especificando  os dispositivos responsáveis pelo desligamento de circuitos para impedimento de reenergização.

4) Não são apenas os trabalhadores que atuam diretamente com instalações elétricas que necessitam de segurança e treinamentos específicos, mas também, os que irão realizar atividades nas proximidades da rede elétrica.

5)  Não  são os efeitos elétricos no organismo que causam o óbito de uma pessoa eletrocutada, mas sim, os efeitos térmicos que um eletrocutamento causa.