Ronco: o que fazer para parar Corpo Humano Saúde  roncar

Ronco: o que fazer para parar

Inúmeras pessoas se sentem inquietas ou inclusive envergonhadas por saberem que ressonam. As demais declaram desconhecer possuir este incômodo. Mas, por que determinados indivíduos roncam? Isto surge quando o ar passa pela garganta quando se respira durante o adormecimento. Este deslocamento faz com que os tecidos frouxos da garganta tremam e promovam os sonidos dos ressonos graves e, muitas vezes, insuportáveis.

O ronco é capaz de cessar o repouso da própria pessoa que possui esse incoveniente ou o de quem compartilha com ele a mesma cama e o mesmo cômodo. Ainda que o caso de um indivíduo roncar não importune nenhuma pessoa, essa não é uma situação para ser desprezada. De fato, o ressono pode ser um indício de um distúrbio de saúde delicado, entre eles asfixia obstrutiva do sono (vias aéreas bloqueadas), excesso de peso, complicação com a estrutura da boca, nariz ou garganta, sem contar a abstinência de sono.

Em outros acontecimentos, o ressono consegue ser motivado meramente pela posição em que a pessoa opta para repousar, como de costas, por exemplo, ou pelo consumo em excesso de bebidas alcoólicas, momentos antes de ir se deitar.

Intervenções contra o ronco

Ronco: o que fazer para parar Corpo Humano Saúde  roncar   Em certos acontecimentos de ronco, é importante procurar colaboração de um profissional para adquirir o tratamento mais adequado. Todavia, inúmeros deles têm como causa fatores simples que podem ser tratados tranquilamente.

O excesso de peso é um fator que pode provocar o ronco, em razão disso, o mais indicado é perder peso. Desta maneira, a quantidade de tecido na garganta que pode estar provocando o ronco vai reduzir. Para perder peso é fundamental minimizar a ingestão de calorias diária, consumindo porções pequenas e aumentando a porção de alimentos salutares. É essencial, ainda, realizar exercícios regularmente.

Pare de roncar repousando na posição apropriada

Adotar a posição ideal para adormecer pode ser a solução concreta para os roncos. Dormir de costas de vez em quando faz com que a língua se mova para a parte posterior da garganta, o que impede parte do acesso do fluxo de ar. Adormecer de lado pode ser tudo o que quem ronca necessita fazer para proporcionar que o ar corra sem dificuldades.

Use tiras nasais e não ronque novamente

As tiras para o nariz adesivas são capazes de ser usadas no nariz para ajudar a aumentar o espaço da passagem nasal. Isto pode tornar a respiração mais efetiva e reduzir ou eliminar o ronco. Um ampliador nasal, o qual é uma tira adesiva, usada acima do nariz através das narinas, é capaz de diminuir a resistência do fluxo de ar, deixando a respiração mais tranquilo.

Ronco x alergia

Ronco: o que fazer para parar Corpo Humano Saúde  roncar   As alergias podem reduzir o fluxo de ar que cruza o nariz, o que obriga o indivíduo alérgico a respirar através da boca. Isto amplia a possibilidade de roncar. À vista disso, o ideal é consultar um médico em relação ao tipo de tratamento a ser usado para minimizar ou acabar com este incômodo.

Desvio de septo provoca ressonos

Várias pessoas nascem com algum tipo de lesão nasal ou sofrem alguma que tem como consequência o desvio do septo nasal. Esse é o desalinhamento da parede que separa todos os lados do nariz, o que delimita a passagem do fluxo de ar, causando a respiração bucal ao longo do sono e, como resultado, o roncar. Pode ser preciso fazer uma operação para endireitar a lesão, todavia é fundamental consultar um especialista.

Álcool antes de dormir gera o ronco

O álcool é capaz de afrouxar a musculatura da garganta, provocando ronco. Por conta disso é preciso reduzir ou evitar o álcool antes de ir repousar. Tentar não ingerir álcool no decorrer de, no mínimo, duas horas antes da hora de ir dormir pode ser uma solução para acabar de vez com o ronco. O fumo ainda não é um costume sadio e ele pode agravar o ronco. Adormecer de 7 a 8 horas de sono a cada noite também é recomendado a quem ronca como preventivo.

Aparelho oral ajuda a parar de roncar

Aparelhos orais podem ajudar a conservar as vias aéreas abertas, deixando a respiração mais suave, impedindo o ronco. Para obter um desses aparelhos, é importante consultar um odontologista.

Deixe uma resposta