Instruções para parar de fumar

Instruções para parar de fumar

Todo ano, milhares de pessoas prometem largar o tabagismo, seguindo a onda “não fume“. Todavia, se eles buscaram tentar e falharam com os métodos convencionais de pôr fim ao tabagismo – seja ao utilizar gomas de nicotina, orientação ou alteração do comportamento – eles frequentemente procuram para fora do lugar comum, com esperança de que a medicina alternativa consiga finalmente libertá-los de uma vida estabelecida pelo cigarro.
Porém os fumantes e os especialistas de saúde entendem que o desafio de largar o cigarro é grande. Profissionais afirmam que quando se trata de parar com o tabaquismo, não existe uma solução mágica. E enquanto diversas abordagens alternativas encontram-se disponíveis – a começar da acupuntura, passando pela figura guiada até a auto-hipnose – elas, certamente, não são solução, e para cada fumador que ajudam, são capazes de deixar outro desiludido.

Largar o cigarro não é fácil

A grande parte dos profissionais concorda que, apesar de quão intensa seja a sua vontade de deixar de fumar, existem várias forças poderosas que planejam contra você. Com certeza, nenhum método de pôr fim ao desejo de fumar serve para todas as pessoas, e a proporção de falhas provavelmente é desestimulante. A maior parte dos indivíduos larga o vício pelo menos três vezes antes de, por fim, achar uma maneira de parar definitivamente.
Não há nada mais difícil do que largar o fumo, dizem especialistas. Ninguém fuma porque é saudável ou porque ama a sensação dos gases nocivos quentes que se movem pela garganta. O indivíduo que fuma é viciado em nicotina.
Os médicos elucidam que quando você vê o que acontece com os indivíduos que estão nos estágios da remoção do cigarro, entende que esta é uma inquietação bastante significativa. Há fumantes que estão dispostos a comprometer a vida para seguir com o fumo.

Métodos alternativos para largar o cigarro

Mesmo assim, as abordagens tradicionais para parar de fumar têm um número crescente de adeptos – e eles mudaram alguns viciados em ex-fumantes definitivos. Um dos principais benefícios da grande parte destes procedimentos não tradicionais é a capacidade de capacitar os indivíduos a mudar. Os homens percebem que eles têm controle com relação ao seu corpo que não presumiam que possuíam. É uma prática de aprendizagem que os prepara para fazer mudanças, entre elas, largar o cigarro, afirmam os estudiosos.
Entre as abordagens opcionais encontram-se a hipnose, que assegura uma consciência aumentada. Juntamente com o controle de peso, a interrupção do tabagismo é o incômodo mais conhecido da hipnose. Usando essa técnica, os humanos adentram em um modo de atenção focado e concentrado e se tornam mais suscetíveis a orientações que enfraquecem o desejo por cigarros e estimulam seu desejo de deixar o cigarro.
Ou seja, quando pesquisadores averiguaram alguns estudos acerca do uso da hipnose para colocar um fim ao tabagismo, eles perceberam que, à medida que os fumantes que estiveram em programas de hipnose adquiriram maior sucesso na abstenção de cigarros do que os fumadores que não utilizaram qualquer intervenção para parar o vício, esta abordagem parecia não ter benefícios com relação a outros programas convencionais de largar o fumo.

Imagens guiadas para largar o cigarro

alternativa-deixar-cigarro Se você pode estimular imagens vívidas em sua consciência na queda de uma cinza de cigarro, as ilustrações guiadas são capazes de ser uma experiência que vale a pena realizar. Empregando este método, os indivíduos ingressam em um estado de relaxamento e, depois, desenvolvem gravuras mentais quais auxiliam a tocar sua mente inconsciente e reprogramam o sistema nervoso para opor-se à tentação de fumar.
As imagens guiadas são mais proveitosas na capacitação dos indivíduos para parar de fumar, dizem especialistas. Elas são capazes de auxiliá-los a se preparar internamente, eliminando conflitos internos e obstáculos que podem bloquear o trajeto para desistir de deixar o cigarro.
Diversas pessoas são atraídas por fumar pelas imagens que os persuadiram de que podem se sentir melhores caso fumem. As imagens guiadas usam a própria mente da pessoa e as auxiliam a desenvolver outras ilustrações que podem contrariar o suposto apelo do tabagismo, expondo que é um veneno danoso o que está sendo tragado. A chave é quebrar o hábito, quebrar o vício e aceitar que você não precisa de um cigarro para se sentir bem, explicam cientistas.

Parou de fumar? Acupuntura alivia a abstinência

A acupuntura, técnica de origem chinesa antiga, tem sido empregada por milhares de anos para inúmeros tipos de doenças – e, no momento atual, para algumas pessoas que gostariam de superar o vício pelo cigarro eternamente. Em uma análise, os membros que haviam fumado por uma média de 23 anos fizeram tratamentos de acupuntura com agulhas postas em partes que supunham induzir os órgãos associados ao tabagismo (tais como pulmões, as vias aéreas e a boca). Durante um período de cinco anos, estes participantes fumaram menos e tiveram uma redução do desejo de fumar, comparando-se com um outro grupo de controle.
Pesquisadores explicam que, em um cenário médico, é provável achar diversas pessoas que afirmam ter deixado de fumar, utilizando a acupuntura. Porém, em conjunto, os estudos clínicos acessíveis não ofereceram provas concretas dos benefícios da acupuntura, com boa parte do estudo levantando as indagações a respeito da capacidade da técnica alternativa de ajudar a deixar o desejo de fumar.
Profissionais que têm praticado a acupuntura para alívio da dor dentre outros problemas de saúde há mais de 30 anos, perceberam que a acupuntura pode ser útil no gerenciamento dos indícios fisiológicos da abstinência da nicotina, possivelmente motivando a liberação de substâncias químicas do cérebro chamadas de endorfinas. A acupuntura pode regular os ajustes de nicotina, os nervos, as compulsões, o nervosismo e a ansiedade de que os indivíduos geralmente se queixam quando elas largam o cigarro.